EVACUAÇÃO AEROMÉDICA
Operação Catrimani II: mais uma vida salva na Terra Yanomami
No dia 30/07, o Comando Operacional Conjunto Catrimani II conduziu mais uma evacuação aeromédica (EVAM) emergencial, a segunda registrada na mesma semana, a 15ª da Operação. Na segunda-feira (28/07), uma adulta com malária cerebral em estado grave e uma criança com desidratação foram conduzidas do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), localizada em Surucucu, para Boa Vista (RR). Desta vez, uma adolescente de 14 anos precisou ser resgatada do mesmo ponto na Terra Indígena Yanomami (TIY) e transferida com urgência para atendimento médico na capital roraimense.
Após o primeiro atendimento, a paciente foi estabilizada e embarcada para o transporte aéreo até a Base Aérea de Boa Vista (BABV), onde chegou já na madrugada do dia 31/07. Em solo, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizou o transporte até o Hospital Geral de Roraima (HGR) para tratamento. A ação foi realizada com apoio da mesma aeronave utilizada anteriormente: o H-60 Black Hawk da Força Aérea Brasileira (FAB). Por se tratar de voo noturno e com visibilidade bastante comprometida, a equipe precisou usar Óculos de Visão Noturna (OVN), o que possibilitou a operação em meio à escuridão da selva amazônica. A bordo da aeronave também estavam uma médica, uma enfermeira e militares especializados em Busca e Salvamento.
A missão marcou não apenas mais uma operação bem-sucedida de resgate na Terra Indígena Yanomami, mas também um momento especial para o Tenente Aviador Samayon Écttore Brancalhão, do Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7°/8° GAV) - Esquadrão Harpia. Foi seu primeiro voo como Comandante da aeronave H-60 Black Hawk, já conduzindo uma operação desafiadora. “Foram anos de preparo. Comandar meu primeiro voo nessa aeronave em uma missão real à noite e em terreno tão desafiador foi uma realização. Graças a Deus, conseguimos cumprir o objetivo e trazer a paciente em segurança. No Esquadrão, temos um lema: por uma vida, a ordem é lutar. E é isso que nos move”, relatou o militar.
Operação Catrimani II
A Operação Catrimani II é uma ação conjunta entre órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, em coordenação com a Casa de Governo no Estado de Roraima, em cumprimento à Portaria GM-MD N° 5.831, de 20 de dezembro de 2024, que visa agir de modo preventivo e repressivo contra o garimpo ilegal, os ilícitos transfronteiriços e os crimes ambientais na TIY.
Fotos: Comando Operacional Conjunto Catrimani II